quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Teorias sobre o arco da temporada


Boa tarde, pessoas!

Segue um artigo traduzido  do site Tv Over Mind, com algumas teorias interessantes sobre o arco dessa temporada.


Teorias e Especulações em Supernatural: Sam, Castiel, os Novos Anjos, as Tábuas, Percepção e Mais!

Depois do último episódio de Supernatural ter soltado algumas bombas nos fãs - Castiel voltou! Mais tábuas! Novos Anjos! - eu vi teorias voando pela web. Quem são esses novos anjos, e o que eles estão procurando? Que informações poderiam estar contidas nas outras tábuas? Por que a série finalmente falou de Chuck depois de anos de silêncio sobre ele? Aquilo foi uma simples menção ou uma pista do que está por vir? Eu vi algumas especulações interessantes pela internet e coloquei as engrenagens na minha própria cabeça para funcionar. Então eu fiz uma parceria com Kate (conhecida como Ardeospina, na internet) no Winchester Family Business para falar sobre nossas teorias sobre o que está havendo com Sam, no que os novos anjos estão interessados, e como a percepção pode ter um papel no decorrer da temporada. Nós fizemos teorias um pouco diferentes sobre três importantes mistérios da temporada.

Os anjos e Castiel, Teoria nº 1: A importância das tábuas (Clarissa)

O último episódio de Supernatural introduziu um novo tipo de anjos nunca-vistos-antes, comandados por uma ***** Naomi. Apesar de nós apenas a conhecemos até agora, é seguro afirmar que outros anjos a seguem. Mas quem é ela? Quais são seus planos? Sabemos duas coisas com certeza. Primeiro, Castiel parecia muito confuso ao encontrá-la, não a reconhecendo, ou o lugar em particular no Paraíso em que ela estava. Segundo, ela está interessada nos Winchester e delegou a Castiel que (sem saber) os espionasse para ela. Mas por quê? Bem, essa é a pergunta de $ 64.000. Anjos estarem interessados no negócio dos Winchester não é novidade, mas dada a presença das tábuas minha teoria é que os anjos estão interessados em colocar as mãos na Palavra de Deus.

Nós sabemos, desde a última decodificação de Kevin da Tábua dos Demônios, que ela é apenas uma parte em um compêndio bem maior. Se Deus ditou tábuas sobre demônios e leviatãs, podemos supor que as outras também possuiriam informações sobre outras criaturas sobrenaturais? Talvez monstros, fantasmas e… anjos? Metatron escreveu que as tábuas eram feitas para evitar destruição sobre a humanidade (Eu estou falando com você, Miguel e Lúcifer!), isso poderia ser uma brecha para supor que até os soldados de Deus poderiam ser uma ameaça. E se os Winchester pudessem aprisionar ou até mesmo banir os anjos como eles fazem com demônios? E se Naomi e os anjos querem rastrear os Winchester a fim de também encontrar as tábuas? Não seria uma surpresa se Sam e Dean tivessem que fazer o trabalho sujo para os anjos, uma vez que já há um precedente para isso, e se o próprio Rei do Inferno está tendo problemas para encontrar as tábuas, isso pode ser mais do que razão para os soldados do Paraíso também terem. Se os anjos querem as tábuas, isso poderia ser tanto por precisar de informações sobre eles para derrotar alguma outra coisa (o Inferno, talvez?) ou eles precisam proteger eles mesmos da humanidade usando a informação contra eles.

Você pode estar pensando "mas Naomi perguntou sobre os Winchester, não especificamente sobre as tábuas". E, ainda assim, a resposta instintiva de Castiel foi dar a ela uma atualização sobre Kevin e a tábua - informação na qual Naomi estava claramente interessada. Esses anjos são claramente desconhecidos para Castiel e ele é um cara que tem informações bem sólidas sobre os arcanjos, presumidamente a maior hierarquia de anjos na existência. Esses novos anjos são mais poderosos que arcanjos? Não necessariamente. Mas podem ser bem mais sorrateiros. E eles parecem bem interessados no arco mítico dessa temporada.

Os anjos e Castiel, Teoria nº 2: Apocalypse 2.0 (Kate)

A última vez que os anuos ficaram atrás do negocio dos Winchester foi porque Sam e Dean eram os receptáculos de Miguel e Lúcifer, destinados a se enfrentar e trazer o Apocalipse. E se esse for o motivo dos anjos quererem Sam e Dean de novo? Lúcifer e Miguel podem estar trancados em uma jaula no Inferno (com o Adam, coitadinho!) mas talvez não sejam necessários aqueles dois arcanjos para trazer o Apocalipse. Talvez você só precise de dois arcanjos, e ponto final, não importa quais sejam. Claro, Lúcifer e Miguel eram a primeira escolha, mas eles estão fora do jogo agora. Rafael e Gabriel estão mortos, então sobram Metatron e Azrael. Azrael é o arcanjo da morte em algumas religiões, especificamente no Islã e no Sikhismo. No Judaísmo, Azrael é algumas vezes identificado como "o mal encarnado", apesar de que ele não é necessariamente mau. Meio que parece com alguém que conhecemos, não é? É, Crowley, estou falando com você.

Anjos, é claro, precisam de receptáculos, e pelos arcanjos serem os mais poderosos, eles precisam de um receptáculo poderoso. Sam e Dean estavam prontos para Lúcifer e Miguel, mas e se eles não fossem receptáculos específicos desses arcanjos? Talvez eles sejam receptáculos apocalípticos, significando que quaisquer dois anjos que estejam prontos para uma rodada de Apocalipse poderiam usar Sam e Dean como seus receptáculos. Isso seria um bom motivo para Naomi e o resto dos CIAnjos para manterem os Winchester sob vigilância. Eles precisam saber o que está acontecendo com os receptáculos apocalípticos.

Nós já ouvimos várias e várias vezes em Supernatural que Sam e Dean continuamente rompem a ordem natural e tiram o equilibrio do Universo. Se o Apocalipse é a ordem natural, então vai acabar acontecendo de um jeito ou de outro. Mas os anjos aprenderam a lição da última vez, e ao invés de confrontar Dean com tudo sobre seu dever angelical, eles estarão espionando a ele e seu irmão, usando Castiel para conseguir informações. Castiel ainda é infelizmente um pobre peão angelical, condenado a seguir ordens com as quais não concorda. Dessa vez, no entanto, ele não pode nem se lembrar do que está informando.


Qual é a do Sam Teoria nº 1: Anjos Sinistros (Clarissa)

Eu não quero entrar nessa de "Sam está agindo diferente do normal" que está em debate, mas eu quero afirmar o fato de que Sam parece estar agindo de forma estrana. Ele parece levemente deslocado a cada minuto e levemente maníaco a no próximo. E, é claro, tem toda essa história da Amelia. Eu acredito que Amelia exista, mas tem alguma coisa bem estranha nessa situação. Primeiro, não vamos esquecer que alguém estava do lado de fora da casa de Sam e Amelia na noite em que Sam se foi e a deixou, alguém que permaneceu nas sombras e ainda não foi totalmente revelada ao público. E ainda temos o fato de que Amelia simplesmente parece ter deixado que ela a abandonasse sem reclamar. Até onde sabemos, eles nem mesmo tiveram uma despedida e Sam não a contatou desde a sua reunião com Dean, preferindo "stalkeá-la" pela internet ao invés de usar o telefone.

Então aí vai uma teoria para vocês: os anjos estão de alguma forma envolvidos na situação de Sam e Amelia. Isso seria bem infeliz para tanto Sam quanto o público se Amelia acabasse sendo uma planta angelical para preparar Sam, isso seria um reminescente do que aconteceu com Ruby (e ainda é possível que Benny se possa virar uma Ruby 2.0). Mas isso poderia significar, talvez, que os anjos estão afetando o relacionamento de Sam. É claro que eles estão muito interessados nos Winchester, como mencionamos acima. É possível também que eles estivessem vigiando Sam bem antes de Dean e até mesmo Castiel retornarem do Purgatório. Por quê? Eles poderiam estar interessados nas tábuas, ou podemos usar a teoria de Kate sobre o novo Apocalipse. De qualquer jeito, os Winchester estão no radar deles. E se a influência deles encorajou Sam a ficar parado por um ano (ou fizeram Amelia ficar de olho nele) e então deixar Amelia quando seu irmão retornasse? E se eles diretamente afetaram suas memórias de Amelia? Os produtores originalmente indicaram que eles queriam fazer as memórias de Sam com Amelia parecerem brilhantes e doces como sonhos em uma tentativa de contrastar com as memórias cinzentas e mudas de Dean no Purgatório, mas e se as cores e brilho dos flashbacks de Sam são na verdade o resultado de uma interferência angelical?

É claro, poderia ter sido o Crowley ou um de seus demônios vigiando Sam quando ele foi embora da casa de AMelia, mas dado o atual interesse dos anjos nos irmãos, eu estou pronta a apostar que o Paraíso tem alguma coisa na manga para Sam ou está o mantendo sob vigilância. E não quero dizer "na manga" a um nível de Sam sem alma, mas apenas o bastante para fazer algo sobre a situação parecer "estranha" e suspeita.

Qual é a do Sam, teoria nº2: Falsas Memórias (Kate)

Para mim, é claro que tem alguma coisa acontecendo com Sam. O "quê" pode ser um número de coisas, mas eu sinto que em cada episódio nessa temporada até agora, ele está consistentemente distante, não está agindo como o Sam "normal" que viemos a conhecer através dessas 7 temporadas. Essa consistência me deixou esperançosa de que teríamos uma boa explicação das ações de Sam. O que eu acho que aconteceu é que Sam teve um surto mental. Eu acho que o desaparecimento de Dean foi seu ponto de ebulição, em que tudo que já havia lhe acontecido finalmente o esmagou e ele apenas quebrou. É incrível que isso não tenha acontecido antes, honestamente.

Quando Sam disse que perder Dean fez ele sentir que foi como se seu mundo tivesse implodido e chovido todo em cima dele, eu acredito nele. Eu acho que ele realmente se sentiu assim, e se o mundo dele se partiu a seu redor e o fez quebrar, então eu não o culpo por não procurar por Dean. Ele provavelmente não poderia aguentar (Clarissa: ou aguentar a miséria agravada se falhasse em encontrá-lo). E nesse estado, eu não acho que ele poderia ter aguentado ficar sozinho por um ano, também, o que é o motivo dele ter se ligado a Amelia. Mas eu não estou convencido de que Amelia tenha se ligado a ele em retorno. Eu acho que Sam queria tão desesperadamente se conectar a alguém que ele criou o relacionamento deles, ou sua mente fez isso como um mecanismo de cópia.

Se esse é o caso, se a mente de Sam pegou seu velho desejo por uma vida normal e o colocou para funcionar, isso é o que creio que houve: Sam atropelou o cachorro, foi ao veterinário, e conheceu Amelia. Ele a reencontrou quando estava consertando a pia dela, eles se sentiram próximos e até dormiram juntos. Mas quando Amelia chutou Sam para fora na manhã seguinte, foi o fim de tudo, Tudo que vimos a partir daquele ponto é uma criação da mente de Sam. Eles não ficaram juntos por um ano. Ela não fez um piquenique de aniversário para ele. Ela não estava na cama com ele quando ele partiu para encontrar Dean. Sam criou todos esses cenários para ele mesmo ter algo a que se segurar, algo pelo qual viver enquanto seu irmão estava longe. Uma Amelia fictícia ficaria na cama quando Sam partiu no meio da noite porque Sam iria querer que ficasse. E por que Sam procurou por ela na internet? Ele está dizendo a si mesmo que é para ver como ela está, mas talvez seja para conseguir informações atuais para que suas fantasias sejam as mais precisas possíveis.


Sugestão nº1: Chuck Retorna... e Ele Definitivamente Não é Humano (Clarissa)

Especulações sobre o verdadeiro estado de Chuck começaram nos momentos seguindo o final da quinta temporada de Supernatural. Após agir como um escritor estressado pela maior parte de sua divertida estadia na série, Chuck subitamente se tornou um tranquilo e suave cara que simplesmente desapareceu das nossas telas. Se você perguntar a Rob Benedict o que ele acha (e as pessoas tem feito isso nas convenções), ele irá lhe dizer que Chuck é Deus, e esse é o debate que vem gritando pelos últimos anos: ele é apenas um profeta ou era Deus disfarçado? Tudo que aprendemos sobre profetas desde o sumiço de Chuck indica que eles são totalmente humanos tirando a sua habilidade de ler textos sagrados e receberem visões superiores. Vimos Kevin ser espancado e ter até um dedo cortado (Kate: porque a tortura não ativou a sua interferência arcangelical como Chuck conseguiu uma vez? Os CIAnjos a cancelaram? Clarissa: Ou isso indica que Chuck era algo "além" de Kevin e precisava de proteção arcangélica?). Até onde sabemos, profetas não possuem outros poderes além de atuar como conduítes para a Palavra de Deus.

Então parece lógico começar por um ponto de vista em que Chuck seja algo além de um humano e mais do que um simples profeta. Junte a isso o fato de que tivemos nossa primeira menção de Chuck em anos no último episódio e temos uma sugestão para o arco mítico dessa temporada: trazer Chuck de volta. Como Deus OU Metatron. Fazer Chuck ser Metatron seria usar de uma continuidade retroativa que na verdade faria bastante sentido com um mínimo de esforço e suspensão de crença. Afinal de contas, nunca conseguimos a confirmação de que Chuck é Deus, apenas que ele é algo... além. Ele poderia muito bem ter sido um anjo disfarçado. Na verdade, trazê-lo de volta como o anjo escriba faria sentido considerando que ele interpretou um escritor na última vez em que esteve na série. Para fãs que questionam "Por que Castiel não percebeu que Chuck era um anjo ou Deus (isso sem mencionar o maldito "Samuleto" não tê-lo reconhecido)", bem, se ele é Deus ou um arcanjo vocês não acham que ele teria o poder de esconder a si próprio em plena vista?

Essa é a hora perfeita de trazer Chuck de volta e ele iria se encaixar perfeitamente na história tanto como O Criador do Universo quanto como um anjo que seria uma vergonha não tê-lo de volta na oitava temporada. Se os WInchester estão procurando e decodificando a Palavra de Deus, então Deus ou o escritor da Palavra não deveriam estar presentes? Nós com certeza achamos que sim!

Sugestão nº 2: Brincando com a Percepção na Oitava Temporada B(Kate)

Jeremy Carver deixou bastante claro que a percepção vai ter um papel de grande destaque nessa temporada, aquilo que pensamos que esteja acontecendo pode não necessariamente ser o que esteja realmente acontecendo. Nós vimos o começo das percepções falhas com Dean em "A Little Slice of Kevin" quando ele criou um cenário totalmente diferente para o por que Cas não ter escapado do Purgatório. Também sabemos (cortesia de Laura Prudom, obrigada!) que a primeira metade da temporada se foca na percepção de Dean e a segunda se foca mais na percepção de Sam. Aqui estão  os dois caminhos que creio que essas perspectivas possam nos levar:

Sub-sugestão A: O "Rashomon"

Para aqueles de vocês que nunca virao o filme obra de arte de Akira Kurosawa "Rashomon" (n. do tradutor, deveriam ver, é SENSACIONAL!), é a história de um evento contado por três participantes e uma testemunha. Com cada relato, a história muda baseada em quem a está contando, e o público nunca tem total certeza do que acreditar. A verdade mora em algum ponto no meio dos relatos. Talvez seja isso que Carver esteja preparando.

Na primeira metade da temporada, tivemos a parte de Dean na história. O evento criado por Dean por deixar Castiel para trás no Purgatório era o pior cenário possível, e quando ele não pôde crer que Castiel não queria ser salvo, seu cérebro criou essa horrível realidade. Isso poderia ser o que está acontecendo agora entre Dean e Sam. O pior cenário possível após sair do Purgatório seria que Sam não procurou por ele e que Sam quer deixá-lo. Talvez ele criou esse cenário por não ter gostado da verdade do que Sam tenha feito quando ele desapareceu.

Seria incrível se, enquanto focarmos na perspectiva de Sam, vejamos cenas seletas da primeira metade da temporada repetidas, mas os eventos aconteçam de forma diferente. Talvez descubramos que Sam procurou SIM por Dean. Ele procurou por três meses, não chegou a lugar algum, acabou ficando totalmente desanimado, atropelou um cachorro, e o resto é história. Mas Dean não poderia aguentar que Sam não fosse capaz de encontrá-lo, que Sam se mudou sem ele, então ele virou as costas a isso, e ao contrário criou seu próprio pior pesadelo: Sam não o procurou, e Sam quer deixá-lo.

Sub-sugestão B: A Combinação

Essa teoria usa um pouco de ambas as percepções e as combina em uma. Dean está criando falsas memórias para si sobre Sam e sobre o que aconteceu quando Dean esteve no Purgatório. Mas Sam também está exagerando a conexão entre ele e Amelia devido a um colapso mental. Ambos tem percepções extremamente afetadas, e a verdade se encontra a meio caminho.

Comentários
Sobrenaturalife
Todos os direitos reservados ao nosso site!